Vol. XII: Vitrais 89 - abr 2019

A Revista da ABRT Associação Brasileira Ramain-Thiers - ISSN 2317-0719

 

 

VITRAIS
Vol. XIII: Vitrais 89

                        abr 2019

 

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Notícias

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Artigo 3

 

Música Alimento da Alma

 

por

Priscila Souza

 

 

MÚSICA ALIMENTO DA ALMA

 Priscila Souza

Bacharel em Música – Piano.

Bacharel em Música Sacra.

Pós-graduação em Musicoterapia.

Sociopsicomotricista Ramain-Thiers.

 

A música movimenta e por isso contribui para a formação e para o desenvolvimento humano.

Cada um dos aspectos ou elementos da música corresponde a um enfoque humano específico,ao qual mobiliza com exclusividade, mais ou menos intensamente.

O ritmo musical induz ao movimento corporal e a melodia estimula a afetividade.

A ordem ou a estrutura musical, na harmonia ou forma musical, contribui ativamente para a afirmação ou para restauração da ordem mental do homem.

Além disso, a atividade musical mostra ou melhor, indica algo, que o indivíduo manifesta e traduz na música, através do comportamento e do sentimento compreensível e decodificável. O observador especializado detecta os movimentos amplos e ou movimentos finos. Os sons produzidos ao tocar um instrumento, ou ainda, caminhar ao som do mesmo, demonstra e avalia objetivamente as tensões e bloqueios corporais vividas pelo sujeito. Assim, seu afeto é comunicado enquanto a sua mente recebe e interage com as estruturas musicais.

Por sua vez, esse arsenal de dados, se conecta sublimemente, com uma espécie de características inerentes ao sujeito musical, algumas delas como: a imaginação, a sensibilidade, a capacidade motora e mental, o relaxamento, a capacidade de liberação, a projeçãoe outras como: os medos, as tensões, as preocupações, o desequilíbrio, a carência, o excesso e a repressão.

Segundo Solange Thiers, 1994, a principal função do trabalho corporal na metodologia é “despertar a atenção interiorizada” e tornar o sujeito uno nas relações entre os seus elementos internos e a sociedade em que vive. A música entra como elemento primordial ou como agente facilitador para que este sujeito descubra e sinta este seu mundo interno e externo, social.

Por que?

Porque a música pode através do trabalho corporal alcançar outros objetivos mais específicos: liberar recalques corporais; liberar a repressão sexual; despertar a sensibilidade; promover a integração da mente, da consciência corporal, do social e dos afetos; favorecer a formação do esquema e da imagem corporal; facilitar a inter-relação do sujeito nos grupos; fortalecer o real e a estrutura egóica.

A nossa intenção com essa proposta sendo músicos ou não, é buscar conhecimentos na escolha da música para a atividade corporal entendendo a grande importância das mesmas, de acordo com cada sujeito e ou grupo.

 

Referências

GAINZA, Violeta Hemsy. Estudos de Psicopedagogia Musical . São Paulo:Summus, 1988.

THIERS, Solange. Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers: uma leitura emocional e corporal. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.

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Ramain-Thiers: a vida, os contornos
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Do complexo de édipo a terapia de casais
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A dimensão afetiva do corpo:
Uma leitura em Ramain-Thiers

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As interfaces de Ramain-Thiers

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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