Vol. X: Vitrais 83 - abr 2017

A Revista da ABRT Associação Brasileira Ramain-Thiers - ISSN 2317-0719

 

VITRAIS
Vol. X: Vitrais 83

                        abr 2017

 

Editorial

Notícias

Literatura

Ana Jácomo


Artigos

Maria das Graças Mendes

  Costa

Mara de Souza Lutz e

  Marilene Kovalski

 

Reflexão

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Esquecer para lembrar mais e mais...
 

Maria das Graças Mendes Costa

 

Esquecer para lembrar mais e mais...

                               Maria das Graças Mendes Costa

Pedagoga MsC Ciências da Educação.  Especialização em Filosofia, Fundamentos da Educação e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Sociopsicomotricista Ramain Thiers.

O amor comeu meu nome, minha identidade, meu retrato. O amor comeu minha certidão de idade, minha genealogia, meu endereço [...] O amor veio e comeu todos os papeis, onde eu escrevera meu nome.

João Cabral de Melo

MELO NETO, João Cabral, Releituras. www.releituras.com/Joãoacabral-malamados.asp

COLEÇÃO
RAMAIN-THIERS

Leia o livro digital que você deseja
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Volume I
Ramain-Thiers: a vida, os contornos
A re-significação para o re (nascer)
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Volume II
A potencialidade de cada um:
Do complexo de édipo a terapia de casais
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Volume III
A dimensão afetiva do corpo:
Uma leitura em Ramain-Thiers

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Volume IV
As interfaces de Ramain-Thiers



 

 

Resumo

Este texto se refere ao atendimento clínico em Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers a uma menina de oito anos de idade, no início dos trabalhos. A queixa relatada pela mãe se referia à dificuldade de aprendizagem, principalmente em leitura e escrita.Para fundamentação teórica do caso, procuramos, o diálogo entre Psicanálise, Psicologia, Psicopedagogia, Filosofia e a Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers.

Palavras-chave: nome - inibição cognitiva - repetição - amor - Sociopsicomotricidade Ramain- Thiers -  desamparo

Este trabalho trata-se de um caso clínico em Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers, de uma menina de oito anos a quem chamamos de Daniela, com o objetivo de preservar-lhe a identidade.

Em nosso primeiro encontro, sua mãe dizia que Daniela: “esqueceu como escreve seu nome. Não lê mais, troca letras. É distraída. Costuma mentir”. Contou, ainda, que Daniela nascera numa família de extrema pobreza material, com violência doméstica; seus pais eram dependentes químicos e devido à falta de cuidados dos mesmos para com ela, por decisão judicial, foi encaminhada a uma família substituta. Assim, foi iniciado um processo de adoção, que se encerrou, quando a mesma tinha seis anos, determinando a substituição de seu sobrenome pelo da família que a adotara, como também a elaboração de novo Registro Civil.

 

 


O nome civil corresponde ao nome individual (prenome) mais o nome de família (sobrenome). Quando a mãe disse nome, ela se referia ao nome completo, que Daniela “esquecera”, ou seja, o sobrenome. Conforme dispõe o Código Civil, o nome se refere à identidade pessoal, enquanto sujeito de direito e com ele responde por seus atos sendo mantido pelo sujeito por toda a sua vida, salvo em casos especiais, como deste texto. A alteração do nome, neste caso clínico, revela a negação da história de Daniela, de sua cultura, como se ela fosse uma folha em branco, uma tabula rasa, conceito estudado pela teoria filosófica Empirismo pelo britânico John Locke. Ora, alterar o nome pode significar negar a história da pessoa, porque existe a mais suprema identidade entre o indivíduo e seu nome. Filosoficamente, podemos dizer que existe uma relação de ipseidade, termo derivado de ipseitas, que, por sua vez, deriva de ipse: eu mesmo/tu mesmo. A íntima relação sujeito/nome pode ser traduzida nos versos de Vinicius de Moraes e Tom Jobim: Não há você sem mim/ eu não existo sem você.

(MORAES e JOBIM.Eu não existo sem você.Disponível em www.letras.mus.br/vinicius-de-moraes/49268).

Cumpre esclarecer que não consideramos, neste texto, a adoção numa relação causal com a queixa apresentada pela mãe, mas sim, numa relação de contingência, embora a mudança de sobrenome tenha se originado da mesma. Não atribuímos à adoção a diferença mas focamos na singularidade do caso. Daniela transita entre o ser e o não-ser. É filha do coração, não é filha da barriga. E a criança, assim que começa a falar, já quer saber de sua origem, isto é, de onde veio, buscando respostas para as perguntas inerentes à existência humana: de onde eu vim? Quem sou eu? Para onde eu vou?

Nossa hipótese foi a de uma situação de desamparo de Daniela. Desamparo este sustentado pelo amor que “comeu ... nome ... identidade ...certidão ... genealogia...”, como nos fala João Cabral de Melo Neto, na epígrafe deste texto. Que amor é este que caminha na direção contrária à da vida?  Amor que não suporta a diferença, o conflito?

 Sobre o amor, Freud nos fala que:

 Uma pessoa pode amar:

1- Em conformidade com o tipo narcisista: (a) O que ela própria é (isto é, ela mesma) (b) O que ela própria foi (c) O que ela própria gostaria de ser (d) Alguém que uma vez foi parte dela mesma.

2- Em conformidade como o tipo anaclítico (de ligação): (a) a mulher que a alimenta (b) o homem que a protege e a sucessão de substitutos que tomam o seu lugar. FREUD, 1996, v.XVI, p.97).

Ainda, sobre o amor do tipo anaclítico, Freud(1996), nos ensina que: “Uma pessoa que ama, priva-se, por assim dizer, de uma parte de seu narcisismo, que só pode ser substituída pelo amor de outra pessoa por ela. ” Idem, ibidem. p. 105.

Assim, o amor tão cantado em prosa e verso é pulsão de vida, mas também pode rimar com dor, pode levar ao desamparo.

Interessa salientar, como já dissemos, que, por ordem judicial, foi cancelado o registro civil de Daniela, que foi substituído por novo registro, constando seu nome com o sobrenome da mãe que a adotou, o nome da adotante, isto é, de sua mãe adotiva e, como esta era solteira e também adotada por uma mulher solteira, o nome da avó materna. Isso significa que seu registro civil atual não apresenta nome de figura masculina. Em nome da lei, retirou-se o nome do pai, o representante da lei. Lacan (apud Dor, 1989)

(DOR, Joel. Introdução à leitura de Lacan: o inconsciente estruturado como linguagem.Porto Alegre: Artes Médicas, 1989)

define o complexo de Édipo como função simbólica, lei inconsciente de organização da cultura e o Nome do Pai é o conceito, no qual a função simbólica se torna Leique Lacan descreve através da Metáfora Paterna.

Pelo exposto, indagamos: Daniela esquecera ou não aprendera, já que o sobrenome era novo para ela? A mãe se surpreendeu com a nossa indagação. E o que é aprender?

Numa perspectiva interacionista, aprender é apropriar-se do novo, a partir dos elementos que o sujeito já tem consigo. No dizer de Alícia Fernandez(1990), o aprender envolve: inteligência, corpo, organismo, desejo. E o que temos é uma situação de desamparo de Daniela para que se aproprie do novo.           Diante do desamparo pensamos na hipótese de inibição, que, para Freud,(1996)

(FREUD, 1996, v. XX. P. 91, 93, 94).

“a inibição tem uma relação especial com a função” (p. 91), que, no caso, seria inibição no trabalho, que, “é a expressão de uma restrição de uma função do ego [...] para evitar conflito com o id ou superego” (p. 93). Falamos, então de uma inibição cognitiva, porque, para Freud, as inibições “são restrições do ego que foram impostas como medida de precaução ou acarretadas como resultado de um empobrecimento de energia. (p.94).

Nosso atendimento a Daniela se fez conforme a metodologia e técnicas da Sociopsicomotricidade Ramain-Thiers. As sessões de avaliação seguiram o Programa de Avaliação Ramain-Thiers, de Ana Lucia Mandacaru Lobo e Beatriz Pinheiro Machado Mazzolini (1990). Foram realizadas duas sessões semanais de uma hora cada e seguimos, inicialmente, o Orientador Terapêutico Para Crianças-CR, passando, depois, para o Orientador Terapêutico para Adolescentes – AD. Iniciamos com propostas da fase de reconstrução da maternagem, seguindo conforme preconiza a metodologia citada.

Inicialmente, nas atividades semidiretivas, ela sempre desenhava uma criança e duas mulheres. Dizia que gostava de desenhar e sempre repetia o mesmo e, embora no início sua verbalização sobre eles fosse rara, aos poucos ela foi falando de sua origem. Quando não desenhava, ela procurava o Jogo da Memória,sempre o mesmo. Seguia o mesmo ritual. Indagamos-nos: O que significaria este ritual? Ora, poderia ser uma forma de atualização do passado, numa repetição avassaladora!

           Freud (1996) aborda a repetição como retorno do recalcado, em sua obra de 1914: “Recordar, Repetir, Elaborar”, em que a resistência provoca a repetição pelo impedimento da volta do recalcado. Em seu texto escrito em 1920: “Além do Princípio do Prazer”, ele aborda a repetição como compulsão – pressão exercida pelo quantum de afeto, cuja magnitude o aparelho psíquico não consegue assimilar. A vida psíquica tende a evitar o desprazer, e a repetição corresponderia à sua descarga.

Nas atividades semidiretivas, Daniela revelou dificuldade na proposta de cópia. Perguntamos: dificuldade ou resistência? Emocionalmente, essa proposta é facilitadora de identificação. Também, houve grande resistência à troca de lápis, manifestando agressividade, que pode estar ligada à identificação com a figura materna.Outra proposta de grande resistência era a de recortes, que, de fácil compreensão, aborda a separação.

A Metodologia Ramain-Thiers apresenta os três tipos de leitura no setting terapêutico: a horizontal, a vertical e a transversal. A visita que o Papa fez ao Brasil mobilizou intensamente a Daniela e ao pontuar, interpretar sua verbalização, transitando pelo sagrado e o profano, ela me disse que o nome do Papa tinha um pedaço do nome dela. Esse fato trouxe mudança para a terapia. Daniela começou a falar de seu nome, propus a ela que o escrevesse e o fez. Depois, quis escrever o nome anterior e o fez. Ofereci-lhe materiais diversos para escrever, recortar, desenhar representar o seu nome. Depois de algumas sessões, ela me perguntou como fazer para trocar de nome. Clarifiquei e interpretei a pergunta. Orientei-a sobre os aspectos legais, e ela me disse ser mais um segredo nosso, que a mãe não poderia saber.

As sessões continuaram e, pouco tempo depois, a mãe me telefonou, dizendo que não poderia mais manter a terapia de Daniela.

Recentemente, recebi uma ligação de Daniela, agora, prestes a completar dezoito anos, propondo (re) começar a terapia. Novos tempos, novas histórias? Novos tempos, mesmas histórias com novo significado!

Ao escrever sobre este caso clínico e tendo no horizonte o fazer, enquanto poiesis ocorrem-me os seguintes versos de Drummond:

(ANDRADE, C. Drumond. Poesia Completa. Nova Aguilar, 2002. P. 1256)

Se procurar bem você acaba encontrando

Não a explicação (duvidosa) da vida,

Mas a poesia (inexplicável) da vida.

 

Referências:

ANDRADE, Carlos Drummond. Poesia Completa.Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.

 

MELO NETO, João Cabral.Releituras.http://www.releituras.com/Joãoacabral-malamados.asp.  Acesso em 23/09/2015

 

DOR, Joel. Introdução à leitura de Lacan: o inconsciente estruturado como linguagem.Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

 

FERNÁNDEZ, Alicia. A Inteligência Aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

FREUD, Sigmund. Sobre o Narcisismo: uma introdução. ESB. RJ: 1996, V.. XIV);

________. Recordar, Repetir, Elaborar. ESB. RJ: 1996. V. XX.

________. Inibições, Sintomas e Ansiedade. ESB. RJ: 1996. V. XX.

________. Além do Princípio do Prazer. ESB. RJ: 1996. V. XVIII.

 
 

 

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